Bom dia meninas e bom fim de semana 🙂 Hoje vou falar dos 10 alimentos que devemos consumir no início da gravidez.

 

alimentos início gravidez

 

1_ Salmão/ sardinhas

A sardinha conta com proteínas completas e de alto valor biológico, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas A, B, D, E e K.

Apresenta ainda uma elevada quantidade de ácidos benéficos essenciais do tipo ômega-3, cujo efeito é proteger o corpo contra doenças cardiovasculares. O famoso ômega-3 — uma gordura poli-insaturada — diminui os triglicérides e o colesterol total do sangue, baixando como consequência o colesterol mau (LDL) e aumentando o bom (HDL).

Outra coisa a ser evitada é comprar sardinhas enlatadas, em conserva tanto em óleo como em tomate, porque, nesse formato, possuem alto índice de sódio e podem aumentar a sua tensão.

Para não enjoarem de comer só sardinha, podem alternar com outros peixes igualmente ricos em nutrientes, como salmão ou a cavala.

alimentos início gravidez

Esta sardinha estava divinal (assadinha pelo Jonny)

2_ Feijão/ Grão

3_ Gelatina

A gelatina é um ótimo doce para comer na gravidez, pois ela substitui sobremesas calóricas, evita o ganho excessivo de peso e ajuda a controlar ânsias e enjoos. Além disso, as grávidas devem consumir gelatina diariamente, pois ela ajuda a fortalecer os músculos, pele e articulações.

438879-Gelatina-1

4_ Ovos

Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas  e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, que são essências para a intensa produção de células que acontece no corpo do bebé.

São também ricos em colina, um nutriente que promove o crescimento do bebé e sua saúde cerebral, ao mesmo tempo que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural.
NOTA IMPORTANTE: Os ovos devem ser sempre BEM cozinhados!!!

ee682-ciume5_ Aveia

A aveia auxilia o sistema imunológico, algo importantíssimo durante a gestação, quando há uma diminuição natural da imunidade da mulher e, portanto, uma maior suscetibilidade a doenças e infecções.

Assim como o feijão, a aveia é também rica em fibras solúveis, aquelas que limpam as artérias do corpo e ajudam a reduzir a taxa de colesterol mau (LDL). Pode ser classificada como um verdadeiro cocktail por conter cálcio, ferro, potássio, sódio, fósforo, selénio e zinco.
gravidez

 

6_ Iogurte

Os dois principais nutrientes do iogurte são a proteína – fundamental para a construção das células do corpo do bebé – e o cálcio – vital para a formação dos ossos e dentes. Iogurtes do tipo grego são ainda mais recomendados porque costumam ter o dobro de proteína que os iogurtes comuns.

Se não gostarem de iogurte natural, experimentem misturar um pouquinho de mel e frutas frescas cortadas aos pedaços ou então preparar uma bebida bem nutritiva com iogurte batido no liquidificador, frutas, mel e uma colher de aveia.

iogu

7_ Laranja

Possui grande quantidade de vitamina C.  A laranja é também fonte de minerais como cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e potássio, ajudando assim a defender o organismo contra infecções. Por ser rica em fibras, funciona como um regulador intestinal natural.

Como a vitamina C oxida rapidamente, deve ser consumida de imediato após descascar (ou bebido se se tratar do sumo).

alimentos início gravidez

8_ Pão integral

O pão integral apresenta as mesmas propriedades de vitaminas, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro do que o pão branco, com a vantagem de os benefícios serem em quantidades mais significativas.
Possui ainda fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino, controle do colesterol e maior sensação de saciedade.
alimentos início gravidez

 

9_  Maça

Consumir maçã durante toda a gravidez trás grandes benefícios para o bebé, que tem menos chance de nascer com problemas respiratórios, como asma por exemplo.
Um estudo recentemente publicado na revista especializada Thorax sugere que quando as mães consumiram assiduamente maçãs durante a gravidez, os filhos têm menor incidência de asma.
maça

10_ Frutos secos

Comer frutos secos durante a gravidez diminui o risco de alergia nas crianças, conclui um estudo publicado no “JAMA”, que analisou dados referentes a mais de oito mil crianças e respetivas mães. Os investigadores acreditam que a exposição no útero a este tipo de alimentos cria uma tolerância natural e, assim, reduz o risco de alergia.
gravidez

Na minha opinião e após uma criteriosa pesquisa no amigo google, acho que estes são os 10 alimentos que se devemos consumir  no início da gravidez.

O que acham retiro ou acrescento algum? obrigado pela vossa ajuda 🙂

 

Beijinhos a todas e votos de um bom fim de semana 🙂